Coado do jeito japonês

Raul Medici Ferreira
FacebookTwitterPinterestGoogle+

Seu novo café gelado favorito.

iced-chemex-4foto: lacolombe.com

É verão no hemisfério norte e não por isso o consumo de café diminuiu. Graças ao sucesso da cold brew (extração a frio dos grãos de café), que mais recentemente tomou seu lugar cativo nas prateleiras de supermercados, novas técnicas para produzir versões frescas ou geladas da bebida continuam a ser exploradas por aí.

A extração a frio resulta em um café intenso porém sem amargor residual, consequência de um processo de 12 horas que permite que os aromas do café se abram lentamente. No entanto, por ser uma bebida muito lenta no preparo, muitos lugares estão optando pelo coado sobre gelo , mais conhecido como café gelado japonês, que é uma extração quente sobre gelo. A extração quente desenvolve aromas e óleos mais complexos, solúveis apenas sob a ação do calor, resultando em uma bebida mais aromática do que a extração a frio.

A ideia por trás é a seguinte: enquanto a água quente extrai todos os óleos e aromas vibrantes do café, o gelo permite que esses aromas sejam captados (sem se dissipar) e que o amargor do café seja perfeitamente diluído (nesse caso, a água do gelo deve ser contabilizada como parte da água da extração), ao mesmo tempo que sua bebida está sendo resfriada – e voilá, pronta para consumo.

Fácil, sem afetação e com tudo para virar a sensação do próximo verão aqui nos trópicos.

Ideal com o nosso Cia Café Biodinâmico em grãos, que possui um sabor adocicado e um aroma floral. À venda aqui no site: https://ciaorganica.com.br/ciastore/product/cia-cafe-biodinamico-supreme-grao-espresso-250g/.

video: counterculturecoffee.com